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INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SHOW DE CALOUROS!

Conheça o Regulamento, faça sua inscrição e concorra à prêmios em dinheiro!

REGULAMENTO DO II SHOW DE CALOUROS DO XXVI FEIRÃO FOLCLÓRICO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG

01 – DA REALIZAÇÃO:

A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí – MG, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo SMECLT e o Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural, realizará o II Show de Calouros, aberto ao público, durante o XXVI Feirão Folclórico.

02 – DO OBJETIVO:

O II Show de Calouros tem como objetivo incentivar a “boa música”, aprimorar e desenvolver a cultura musical, revelar talentos, valorizar os artistas, os compositores, arranjistas e intérpretes. Será de âmbito aberto, atingindo todos os gêneros e estilos.

03 – DAS INSCRIÇÕES:

3.1 – DO LOCAL E DATA:
As inscrições para o II SHOW DE CALOUROS poderão ser efetuadas à Rua Juca Castelo, 91 – Centro de Santa Rita do Sapucaí – MG, na SMECLT (Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo).

3.1.1 – As inscrições serão realizadas no período de 06 de Agosto de 2019 à 22 de de Agosto de 2019. Das 08h:00m às 16h:00m.

3.1.2 – Regulamento e Ficha de Inscrição no site: www.pmsrs.mg.gov.br e nas redes sociais da SMECLT.

3.2 – DAS MÚSICAS:

Cada artista, compositor ou intérprete poderá inscrever uma única música, não podendo fazer opção por outra, após a indicação na Ficha de Inscrição.

O CANDIDATO deverá apresentar no ato da inscrição uma cópia em papel ofício da letra da música, anexada à sua inscrição e a gravação (em pen driver ou cd) da música a ser apresentada com seu instrumental que será utilizado na hora da apresentação. A comissão organizadora não se responsabiliza por defeito no material enviado ou na legibilidade das informações prestadas, o que poderá acarretar na desclassificação do candidato. O material de inscrição (formulário) poderá ser acessado conforme acima (item 03 – 3.1).

3.2.1 – As inscrições somente serão confirmadas mediante conhecimento do regulamento por parte do calouro e de toda documentação e material exigido.

3.2.2– O calouro deverá inscrever-se obrigatoriamente com 02 (duas) músicas individualmente, especificando que: uma seja para a eliminatória e a outra para o caso de classificação (final).

3.2.3– Em caso de duplicidade de músicas para a final será considerada a primeira inscrita havendo um período de 48 horas para apresentar uma nova música.

3.2.4– Somente serão aceitas músicas em língua portuguesa (Brasil).

4 – E MATERIAL DE INSCRIÇÃO:

As inscrições serão realizadas gratuitamente sendo indispensável anexar o seguinte material:
I. Um arquivo em formato MP3 ( instrumental ou playback) das músicas escolhidas para apresentação e para fase final caso seja classificado em Pendrive, devendo o mesmo estar identificado com o nome da música do candidato;
II. 01 (uma) cópia digitada com a letra da música (em fonte Arial tamanho 14 e espaço entre linhas 1,5), sem cifras;
III. Cópia dos documentos pessoais do calouro: RG, CPF e comprovante de residência.
IV. Caso o candidato seja menor, a inscrição deverá ser realizada pelo responsável legal.

PARAGRAFO ÚNICO: Só serão aceitas inscrições com idade mínima de 12 anos. Resalvando aqueles que estejam com a idade exigida até o evento.

4.1 – Não será confirmada a inscrição sem que toda a documentação exigida do calouro e o PENDRIVE estejam anexados à ficha de inscrição.
4.2 – Após a entrega do material (Pendrive, cópias e documentos) não será permitida a troca de música ou alteração do material entregue, exceto em caso de duplicidade conforme item 3.2.3.
4.3 – As fases de apresentação eliminatória e final se darão no mesmo dia no Parque Municipal de Eventos Prefeito Antônio Teixeira dos Santos com início às 18h no palco principal a ser montado no espaço.
4.4 – Os critérios a serem observados para os candidatos serão: afinação, harmonia, ritmo e conteúdo da música.
4.5 – A etapa da fase eliminatória consiste na apresentação do calouro a uma banca avaliadora (audição) podendo o mesmo usar playback ou um instrumento musical sendo de responsabilidade do intérprete a utilização ou não de tal recurso.

4.6 – Obs. Não serão aceitas músicas com duplo sentido, palavras apelativas, de baixo calão, conotação racista, discriminatória ou preconceituosa.

05 – O II SHOW DE CALOUROS terá o seguinte cronograma para os pré-selecionados:

Parte I. Fase Inscrição – Início 06 de Agosto de 2019 à 22 de Agosto de 2019;
Parte II. Fase Classificatória e Eliminatória – Início 18h no dia 24 de Agosto de 2019;
Parte III. Fase Final (com a disputa dos classificados no palco do evento) no dia 24 de Agosto de 2019.

Obs: O material enviado não será devolvido sob qualquer hipótese.

06– DA SELEÇÃO:

6.1 – DA QUANTIDADE:
6.1.1 – Para a primeira fase (inscrição): vagas ilimitadas
6.1.2 – Serão selecionados 05 (cinco) candidatos para concorrerem à premiação do festival, os quais serão selecionados mediante apresentação em audição.

6.2 – DA COMISSÃO JULGADORA DA TRIAGEM:
A comissão organizadora do festival indicará, dentre especialistas, artistas e pessoas ligadas à arte e cultura, em geral, uma comissão de jurados para a escolha dos calouros que estarão concorrendo ao festival, sendo suas decisões incontestáveis.

7 – DOS FINALISTAS:

Durante a fase de seleção serão escolhidas 05 (cinco) canções/apresentações, que concorrerão e disputarão a classificação final do 1º ao 3º lugar da categoria. Todos os candidatos se apresentam no dia 24 de Agosto de 2019, à partir das 18:00 h no Centro Municipal de Eventos.

7.1 – Dos critérios de avaliação e classificação: Cada jurado preencherá a ficha de avaliação de acordo com o julgamento dos seguintes itens a serem avaliados:

I. Afinação
II. Ritmo
III. Dicção (pronúncia das palavras)
IV. Presença de palco (Domínio de palco) Cada item avaliado terá uma nota de 05 (cinco) a 10 (dez) de cada jurado com sua média aritmética como total. A nota definitiva do candidato será a soma de cada nota total dos jurados dividida pelo número dos jurados.

08 – DA PREMIAÇÃO:

8.1 – DA PREMIAÇÃO DAS MÚSICAS FINALISTAS:

As 03 (três) músicas Vencedoras do II Show De Calouros, conhecidos no dia 24 de Agosto de 2019, receberão prêmio em dinheiro distribuídos da seguinte forma:

1º Lugar: R$1.000,00 (Um mil reais).
2º Lugar: R$500,00 (Quinhentos reais).
3º Lugar: R$250,00 (Duzentos e cinquenta reais).

Obs.: Toda premiação será entregue (simbolicamente) no dia 24 de Agosto de 2019 no palco oficial do festival. Pois serão efetuados depósitos bancários, para tal, cada um dos dez finalistas deverão apresentar dados Bancários e CPF do titular, sendo menor de idade, do pai ou responsável indicado na ficha de inscrição.

09 – DO JURI:

9.1 – DA FORMAÇÃO: O Corpo de Jurados será composto por quatro (03) membros, dentre músicos, produtores culturais e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral, visando a mais completa transparência do referido concurso.

9.2 – DA COMPETÊNCIA: É competência do Corpo de Jurados, a escolha das composições finalistas e a classificação final dos calouros, dentre os concorrentes, ficando as suas decisões definidas e irrevogáveis.

9.3 – DA APURAÇÃO: Cada jurado encaminhará sua planilha, devidamente assinada, ao digitador, o qual entregará diretamente para a comissão organizadora contendo os resultados a serem divulgados.

Obs: A comissão organizadora ficará responsável pela confecção das planilhas. Em caso de empate os critérios adotados para o desempate serão:

I- Maior nota no quesito afinação;
II- Maior nota no quesito presença de palco;
Obs: Se persistir o empate será efetuado o sorteio.

10 – DOS ENSAIOS E APRESENTAÇÕES:

10.1 – Os ensaios ficarão a cargo de cada candidato, não havendo disponibilidade para utilização do palco já que será utilizado para outros fins.

10.2 – DA ORDEM DAS APRESENTAÇÕES: A comissão organizadora indicará, a seu critério, a ordem e horário das apresentações, bem como da passagem de som, devendo ser rigorosamente obedecidas tais disposições, sob pena de imediata desclassificação da música concorrente. A ordem de apresentação será conhecida às 17h30 do mesmo dia de apresentação, mediante sorteio na presença de todos os candidatos.

10.4 – O tempo limite de apresentação para cada finalista será de até 2 (dois) minutos. O candidato que não comparecer ao ser chamado para sua apresentação, será automaticamente eliminado. Obs. não será aplicado caso a ausência seja por motivo de força maior e aceito pela comissão organizadora.

11 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1 – DOS CASOS OMISSOS: Todos os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos diretamente pela Comissão Organizadora.

11.2 – DA LIVRE EXPRESSÃO: Fica garantido o direito da livre expressão de qualquer dos concorrentes, exceto no destrato público ao evento ou a qualquer um dos participantes, bem como à Comissão Organizadora, à instituição e entidades ou patrocinadores e demais pessoas envolvidas na organização do concurso. Tais atos implicará na imediata eliminação do concorrente.

12 – DA DISPOSIÇÃO FINAL:
A simples inscrição da música já pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão.

13 – DA COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora será integrada por membros da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo e Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural e suas decisões serão soberanas.

14 – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DO CONCURSO
É vetada a inscrição do candidato que atue profissionalmente ou tenha algum trabalho gravado. Assim, o candidato deverá preencher a ficha de declaração da veracidade das suas informações particulares, conforme modelo em anexo.

Parágrafo único: A participação neste concurso implica na plena aceitação deste regulamento estando todos os participantes impossibilitados de recorrer a qualquer instância judicial ou até mesmo a justiça comum.

Santa Rita do Sapucaí – MG, 03 de Agosto de 2019.