Registro Feirão Folclórico como Patrimônio Imaterial do Município

O Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural COMPAC, de Santa Rita do Sapucaí, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte Cultura lazer e Turismo, em conformidade com a Lei Municipal nº 5.233, de 23 de abril de 2019, bem como a lei Estadual nº 18.030 / 2009 e suas deliberações, em reunião realizada no dia 18 de Novembro de 2019, às 17h30min , na sala de reuniões da Secretaria Municipal de esporte Cultura lazer e Turismo situada à Rua Juca castelo nº 91 , formalizou a aprovação do Registro Definitivo da celebração que marca a vivencia coletiva , na categoria Patrimônio Imaterial e sub categoria “Celebrações ”, da celebração denominada “Feirão Folclórico” , como atividade possuidora de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade Santarritense.

Pela valorosa contribuição que esta celebração trás para o município nas áreas de Arte Cultura Turismo e Lazer, como registro da evolução cultural da cidade de Santa Rita do Sapucaí, o Registro da celebração Feirão Folclórico é dotada de valor histórico ,simbólico cultural que lhe distingue positivamente na cidade , revelando seu caráter de excepcionalidade capaz de consagrá-lo como patrimônio intangível da cidade .

O reconhecimento que a celebração Feirão Folclórico é muito além de uma ação cultural, mais um ato social e cultural, já está consolidado na memoria do povo santarritense. É a celebração da cultura popular da comunidade de santa Rita do Sapucaí, com a participação de vários seguimentos em prol do desenvolvimento cultural do nosso povo, trazendo as praticas culturais e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

No dia 07 de Novembro de 2019, o prefeito Wander Wilson Chaves, assinou o Decreto nº 13.350/2019 que homologa o Registro da celebração que marca a vivencia coletiva denominada “Feirão Folclórico”, como Patrimônio Cultural Imaterial , instaurado pela Portaria nº4.637/2019 como Patrimônio Cultural Imaterial , e o Plano de salvaguarda elaborado pelo SEMPAC.

O Município de Santa Rita do Sapucaí promovendo a preservação e a divulgação de atividades históricas e culturais, preservando, para futuras gerações um elemento típico de grande importância para o município .
O Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural -COMPAC e o SEMPAC juntamente com a Secretaria Municipal de Esporte Cultura lazer e Turismo e o secretário Janilton Prado estarão preparando o plano de ação de salvaguarda , desse importante bem imaterial, de modo a viabilizar sua continuidade.

É a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, Secretaria Municipal de Esporte Cultura lazer e Turismo em conjunto com o seu Conselho de Patrimônio, as Instituições atuantes e sociedade civil deste município, trabalhando para a valorização da cultura e memória de seu povo, buscando , através de ações de proteção e preservação do patrimônio, uma política cultural participativa e eficaz .

Registro do Patrimônio Feirão Folclórico – Download – PDFDSCN4939 DSCN4936 DSCN4934 DSCN4114