História

A data magna da cidade é o dia 22 de maio , festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e socioculturais. A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense.
Destacam-se entre ilustres figuras da terra, o ex- Presidente da República e Ex-Governador do Estado, Dr. Delfim Moreira da Costa; o Ex – Embaixador e Ex-Ministro da Justiça Dr. Olavo Bilac Pinto; Benfeitora inesquecível Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá); Dr. José Francisco Rezeck, atualmente Juiz da Corte Internacional de Haia; Desembargador e Corregedor do Estado Dr. José Arthur Carvalho Pereira; Major Brigadeiro do Ar, Hermes Moreira; Dr. Olavo Bilac Pinto Neto, Deputado Estadual.

Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita ,que se instalaram às margens do Ribeirão do “Mosquito”.

Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o “Contestado”, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha.

Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal.

O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviram de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua professional essay writers uk devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.

Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos após, falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.

No dia 22 de maio o Pe. Mariano Accionlli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que tão ciosamente trouxeram de Portugal, e estava fundada a freguesia de Santa Rita do Sapucaí.
Destacam-se entre ilustres figuras da terra, o ex- Presidente da República e Ex-Governador do Estado Dr. Delfim Moreira da Costa; o Ex – Embaixador e Ex-Ministro da Justiça Dr. Olavo Bilac Pinto; Benfeitora inesquecível Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá Moreira); Dr. José Francisco Rezeck, atualmente Juiz da Corte Internacional de Haia, na Holanda; Desembargador e Corregedor do Estado Dr. José Arthur Carvalho Pereira; Major Brigadeiro do Ar Hermes Moreira; Dr. Olavo Bilac Pinto Neto, Deputado Estadual e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o jogador de futebol Roque Júnior.

Datas Históricas

1821 Doação de oito alqueires feita pelos fundadores.
1825 Celebração da primeira missa na Capela.
1836 A Capela recebeu prerrogativas de Curato.
1839 Elevação à categoria de “Freguesia”.
1839 Elevada a paróquia e seu primeiro pároco foi Pe. Athanásio José Rodrigues.
1888 É elevada a Vila, a 1º de setembro.
1891 Foi instalado na vial o Fórum Cível.
1892 Foi elevada à cidade, a 24 de maio.
Nomes

Ribeirão do Mosquito.
Ribeirão do Vintém (adotado pelo povo)
Santa Rita da Boa Vista
Santa Rita do Sapucaí, em 1880, nome oficial.
População e Altitude

Santa Rita do Sapucaí conta atualmente com aproximadamente 37.754 habitantes, segundo CENSO de 2010.
Sua altitude é de 821 (oitocentos e vinte e um) metros.

A nossa Bandeira

Em 1975 ano do sesquicentenário da fundação de Santa Rita do Sapucaí (150 anos) o então prefeito Capitão Paulo Cunha Azevedo abriu um concurso para escolher o emblema que seria usado como símbolo do município em nossa bandeira.

O símbolo seria escolhido por uma comissão designada pelo Sr. Prefeito. Foi então criado e desenhado pelo prof. Waldemar Figueiredo, professor de desenho do I.M.E.E. (Instituto Moderno de Educação e Ensino) nos anos 1934/1940.

O Professor Waldemar gostava muito de Santa Rita e nos deixou esse desenho que relembra a fundação em 1825 (3 anos após a proclamação da Independência) Colocando sobre os dizeres ANGULUS RIDET – ‘Cantinho Risonho” a coroa que lembrou a origem desta cidade ainda no Império (a Coroa é o Símbolo da Monarquia).

Os Ramos de café com seus frutos vermelhos (maduros) e folhas verdes lembra o produto que fez este município crescer e resistir a todas as crises. O Ramo que está ao centro da bandeira é um ramo de fumo, outra grande produção do município do século passado e início deste século.

As Cores são as do Pavilhão Nacional. Depois de escolhido o emblema, a bandeira foi criada por decreto assinado pelo Sr. Prefeito em 1975.

Prefeitos

Dr. Maximiano Octávio de Lemos Data de nascimento: 1859 – Careaçu – MG Nome do pai: Fernando Antonio de Lemos Júnior* Nome da mãe: Nome da esposa: 1ª núpcias – Anna Pinto Villela (da família Villela de Santa Rita do  Sapucaí)*** 2ª núpcias – Maria Moraes (da família Moraes Navarro de  Campanha)***  Nome dos filhos: 1ª núpcias – Anna Villela …

Ver página »

Hino ao municipio de Santa Rita do sapucaí

Símbolos e Hino

Ver página »