Perfil

Santa Rita do Sapucaí: Vale Investir, Vale Conhecer!!!

Clube Sul Mineiro de Voo Livre

A rampa do CSMVL está localizada em propriedade particular pertencente ao Clube Sul Mineiro de Voo Livre na ‘Serra do Paredão’. Avizinha-se do Parque Ecológico Municipal de Santa Rita do Sapucaí (PEMSRS), criado pela Lei Municipal nº 1098, enquadrando-se também na categoria de unidade de conservação de proteção integral. A criação desta Reserva teve, entre outros, objetivo de preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas , o desenvolvimento de atividades educacionais, além do turismo ecológico. O potencial turístico da Serra é imenso, oferecendo aos visitantes um visual incrível e uma condição especial para a prática do voo livre. As condições aerológicas locais estão entre as melhores do país, especialmente para a prática de modalidade de Cross Country. O contraste da Serra descontinuando uma paisagem de quilômetros de planícies e colinas suaves cria uma condição propícia para o desprendimento de “térmicas”. Assim, pilotos iniciantes na prática do voo de distância sustentam seus voos em condição dinâmica (lift) ao longo dos quase 5 quilometros do espigão, enquanto aguardam térmicas que os levarão muitos metros acima da Serra para que iniciem seu voo de distância. A Rampa é conhecida nos meios do voo como uma “escola de Cross”.

O Santo Cruzeiro

Para quem busca belas paisagens, deve conhecer o Santo Cruzeiro. Considerado ponto turístico, é situado no alto de um monte, oferece uma visão panorâmica da cidade.
Também, na Sexta Feira da Paixão, uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário; tem se a tradição de caminhar nas ruas em direção ao Santo Cruzeiro, onde é realizada uma missa.

O tradicional pão cheio

Em diversos pontos como supermercado e padaria pode se encontrar o melhor pão cheio de Minas Gerais; recheado com linguiça e queijo, que fica melhor acompanhado com um café.

O mercado municipal

Melhor passeio em um domingo cedo é no mercado municipal. O mercado tem os melhores doces caseiros, verduras fresquinhas, queijos, pingas artesanais e um pastel maravilhoso, que fica melhor acompanhado com uma ‘tubaína” de guaraná.